quinta-feira, 19 de setembro de 2013

   A minha primeira experiência com a leitura foi há 36 anos atrás, quando entrei no ‘’primário’’com a cartilha Caminho Suave. No início tive muita dificuldade pois não conseguia associar as letras de forma da cartilha com a letra de mão, confesso que o processo de alfabetização não foi “suave”, mas logo superei e comecei a me interessar pela leitura de gibis.
  Minha mãe descobriu uma maneira de deixar os 4 filhos quietos, sem brigas, por algumas horas, dando gibis que comprava no sebo.
   Na quarta série,  minha professora pediu que lêssemos as Fábulas de Monteiro Lobato, foi uma agradável experiência, pois ao final da leitura de cada estória, conversávamos sobre as partes mais interessantes e principalmente a moral da estória.
  Já no “ginásio”, as professoras de língua portuguesa indicavam livros da literatura clássica como Machado de Assis, José de Alencar e outros, mas foi uma fase em que perdi o interesse por ler, pois a linguagem erudita deixava várias lacunas na interpretação.
   Na faculdade li muitos livros específicos de biologia e em ecologia , o professor pedia que lêssemos artigos jornalísticos sobre o meio ambiente e produzíssemos textos com nossa opnião sobre os artigos.
  Hoje leio revistas, jornais com artigos variados da atualidade, assuntos que possam ser trabalhados em sala de aula, estimulando o hábito da leitura nos alunos também. Pois muitos deles em meio a tantas modernidades acabam fazendo mais uso da linguagem virtual e deixam de lado a linguagem formal.



Elza

Um comentário:

  1. Caminho Suave, bons tempos né Elza, também me lembro bem disso como se fosse hoje.
    Belo texto.
    Marta

    ResponderExcluir